Exame: Mountain do Brasil turns Bolt and moves away from the copycat models

Screen Shot 2013-08-22 at 7.43.29 PM.png

A Mountain do Brasil passa a se chamar Bolt Ventures e muda também o foco de seus investimentos, deixando de lado as startups “copycats” (que copiam modelos de sucesso estrangeiros) para focar em negócios realmente inovadores e disruptivos.

Para viabilizar a operação,  a Mountain Partners AG, empresa suíça que era investidora Mountain do Brasil, vendeu sua participação no negócio. As operações e ativos da empresa foram vendidos à Bolt Venturess, fundada por Nicolas Gautier e Cyrill Wiget, os mesmos fundadores da Mountain do Brasil.

“A estrutura e os investidores são os mesmos. O que muda, basicamente, é o tipo de investimento que vamos buscar. Percebemos que o modelo de ‘copycat’ não funciona bem no Brasil. O mercado tem problemas diferentes e as soluções tem que ser diferentes”, diz.

Com 10 milhões de dólares em caixa, a Bolt Ventures deverá captar mais recursos. O objetivo é levantar outros 40 milhões de dólares para investir em até 20 startups brasileiras nos próximos cinco anos. As áreas de mobile, educação e e-commerce de nicho são prioritárias.

A empresa investe cerca de 1 milhão de reais na primeira rodada e pode fazer reinvestimentos no valor de até 5 milhões, trazendo também outros investidores para participar do aporte.

As duas startups que já fazem parte do portfólio da Bolt – Veduca, que atua no segmento de educação online, e a OndaLocal, que oferece soluções de marketing para pequenas e médias empresas – devem receber novas injeções de capital neste ano.

Na última semana, o grupo vendeu sua participação na startup Jánamesa, que atua no ramo de delivery online, para a concorrente HelloFood, que pertence ao grupo Rocket Internet, especialista em “copycats”. O valor da transação não foi divulgado.

Update: Este post foi atualizado para explicar melhor a transação comercial que deu origem à Bolt Ventures.

 

Read the full article here.

 

 


Published on

>> All Press

contact

If you are looking for funding to start up or accelerate your business and turn your idea into reality or

if you would like to work with us or at any of our portfolio companies, then please send us an email to

info@boltventures.com.br

icon

Bolt Ventures Ltda.

Av. Cidade Jardim, 400 - Pinheiros

01454-000 São Paulo - Brazil

icon

Bolt General Partners SA

Weinbergstrasse 10 

8807 Freienbach - Switzerland 

icon

 Bolt Ventures Investments SCA

20, Boulevard Emmanuel Servais

L-2535 - Luxembourg

image