Galileu: Engineer creates a portal with classes from Harvard and Yale in Portuguese

Screen Shot 2013-08-26 at 5.39.18 PM.png

Há 10 anos, existe lá fora um movi­mento batizado de O­penCourseWare (cursos de código aberto), em que universidades de renome como MIT, Harvard e Stanford disponibilizam na internet suas principais aulas. Porém, claro, eram em inglês — língua fluente para apenas 2% dos brasileiros. 

 

Pois desde o final de fevereiro, está no ar o Veduca.com.br, portal com mais de 4.700 vídeos e 212 aulas internacionais legendadas em português. Os temas vão de medicina clássica e matemática a discussões sobre a crise econômica internacional e palestras de famosos como Steve Jobs. No primeiro mês, os vídeos foram vistos mais de 73 milhões de vezes. O próximo passo será filmar as aulas de universidades brasileiras. Confira a seguir um papo com Carlos Souza, o engenheiro dono da ideia. 

 

- Como surgiu o Veduca? 

 

Souza: Existe uma grande demanda por edu­cação online no país. O Brasil tem a quinta maior popula­ção de universitários do mundo, 6,1 milhões. Dos 80 milhões de internautas brasi­leiros, 66% já uti­lizam a web com fins educa­tivos. Então, resolvi largar minha carreira em uma multinacional e investir nisso. A ideia é simples: oferecer videoaulas das melhores univer­sidades do mundo em português e grátis. Já nos próximos meses, também vamos começar a filmar e colocar no site videoaulas de universi­dades brasi­leiras. As parcerias estão sendo fechadas. 

 

- Quem irá se beneficiar com as aulas? 

 

Souza: Pensamos em 3 grupos: universi­tários, profissionais formados e professores. Mas, além deles, qualquer pessoa com acesso à internet pode aprender algo novo com as aulas, de onde estiver, na hora que quiser e no seu ritmo. A importância da educação informal só deve aumentar. Não é difícil imaginar alu­nos de universidades tendo aulas teóricas em casa, na frente do computador, indo à faculdade apenas para debates. Isso trará um bom ganho de tempo. 

 

Read the full article here.   


Published on

>> All Press

contact

If you are looking for funding to start up or accelerate your business and turn your idea into reality or

if you would like to work with us or at any of our portfolio companies, then please send us an email to

info@boltventures.com.br

icon

Bolt Ventures Ltda.

Av. Cidade Jardim, 400 - Pinheiros

01454-000 São Paulo - Brazil

icon

Bolt General Partners SA

Weinbergstrasse 10 

8807 Freienbach - Switzerland 

icon

 Bolt Ventures Investments SCA

20, Boulevard Emmanuel Servais

L-2535 - Luxembourg

image